As Situações de Aprendizagem de artes foram desenvolvidas pela CGEB (Coordenadoria de Gestão da Educação Básica) junto ao Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Educação. As proposições aqui apresentadas no decorrer das aulas foram adaptações dessas Situações.
O que vamos trabalhar?
Os alunos serão apresentados ao conto O Gigante Egoísta, de Oscar Wilde (2011), onde as propostas desta situação buscam uma sintonia estreita com o fio narrativo da história do Gigante. No planejamento das aulas, há uma sequencia que busca estabelecer uma relação familiar da história com as crianças, assim, o que foi trabalhado anteriormente (ou a parte da história contada anteriormente) pode ser retomado mais adiante em outro contexto.
Expectativas de Aprendizagem:
Conceber discursos a partir da investigação de obra literária;
Organizar e reorganizar narrativas ficcionais;
Desenvolver estratégias para a construção dos personagens.
Conteúdos:
Construção e desconstrução de histórias;
Investigação do texto literário "O Gigante Egoísta", de Oscar Wilde;
Apreensão de elementos da linguagem teatral: gestos, espaço, sonoridades e objetos cênicos.
Construção de personagens;
Improvisação;
Exploração de objetos imaginários;
Produção e releitura das cenas registradas de modo artístico no papel.
Prévia: