Proposição 1: O Gigante

Introdução:
Que tal começar as atividades com um lindo desenho do gigante. Para essa aula sugiro utilizar formas geométricas. Na escola com certeza terá as caixas de formas geométricas de madeira usadas para as aulas de matemática. Faça uma introdução mostrando as formas e perguntando para as crianças se sabem o nome de cada uma e as cores que tem.

Depois, comece perguntando aos alunos se já ouviram a história de um Gigante, pode surgir várias opções das crianças, então não deixe de comentá-las. Foque então: "e quem já ouviu uma história de um gigante egoísta?" - explique  o que é uma pessoa egoísta, pergunte quem é uma pessoa egoísta, o porque e de uma incrementada  nesse comecinho. Só ai comece com a história, chegou a hora de interpretar e narrar muito bem.

"Era uma vez, um gigante muito, muito, muito egoísta. Tudo o que era dele, ele não emprestava para ninguém. Esse gigante possuía uma casa enorme, com um jardim lindo em sua frente, onde ele cuidava com muito carinho e cuidado."

Material: 
Formas geométricas de madeira
Lápis de cor

Colocando a mão na massa:
a) Separe os alunos em grupos e distribua as formas geométricas de madeira.
b) Deixe a imaginação fluir e peça aos alunos que montem o gigante com essas formas.
c) Além de ajudar a professora de matemática os alunos vão desenvolver seu lado artístico e interpretativo, usando o começo da história e o modo como narrou para desenhar o gigante.
d) Peça as crianças que escolham um nome para o gigante e coloquem ao lado do desenho.

Complemento: