Introdução:
Lembre as crianças que o gigante estava viajando e esqueceu de alguma coisa. Lembre todas as opções faladas por eles, pergunte quem gostaria de saber a continuação e o que realmente ele esqueceu. Continue a história:
"O gigante acabou esquecendo o portão do jardim aberto e todas as tardes quando voltavam da escola, crianças de um vilarejo pequeno, iam brincar no jardim do gigante, que a tempos estava viajando. Era uma grande alegria ir brincar naquele jardim tão colorido, repleto de flores de múltiplos formatos e frutos deliciosos."
As crianças são espertas e farão diversas perguntas. Você pode complementar a história dizendo que essas crianças eram os próprios alunos da sala e da escola. E ai sim questione: "Mas do que podemos brincar no jardim?" Ideias: pular corda, futebol, pega-pega, esconde esconde, cobra cega, cabo de guerra, boneca, etc...
Mão na massa:
a) Diferente da cidade, no campo temos mais liberdade e as brincadeiras são realizadas em um espaço maior e gostoso. Fale para os alunos registrarem no caderno do que eles e os amigos poderiam estar brincando.
Complemento: