Introdução:
A proposta dessa aula é demonstrar aos alunos as expressões faciais. Então, recomece a história:
"Um dia o gigante voltou de viagem, não viu nada fora do lugar e foi descansar da longa viagem. Enquanto ele dormia, as crianças, que voltavam da escola, foram para o jardim, como todos os dias anteriores. O gigante assim acordou assustado com os barulhos que as crianças faziam. Ele levantou da cama, checou a televisão e o rádio para ver se estavam ligados, mas o barulho não vinha dali. O gigante então abriu as janelas e ficou muito, muito bravo ao perceber que tantas crianças estavam em seu jardim. Ele então berrou: -O que vocês estão fazendo aqui?. E as crianças saíram correndo de medo."
Ao término dessa parte, proponha aos alunos que experimentem ser o gigante.
1. Material:
Papelão (para a janela)
Espaço físico
Mão na massa:
a) Faça uma janela de papelão para que os alunos interpretem o gigante.
b) Proponha que alguns alunos interpretem as crianças com medo.
2. Material:
Desenhos de expressões
Cartolina colorida (para alunos do 1º ano)
Mão na massa:
a¹) Com os alunos do 1º ano cole a janela do gigante no caderno.
a²) Com os alunos de 2º a 5º ano monte a janela com duas folhas do caderno de desenho.
b) Peça para que enfeitem a janela e dentro desenhe a expressão facial que o gigante estava no momento que gritou com as crianças.
c) Envolta da janela pode pedir aos alunos que desenhem as crianças correndo de medo e suas respectivas expressões faciais.
Complemento: