Proposição 6: Inverno no jardim

Introdução:
Retome a narrativa até o ponto em que a história chegou na última aula, em que o gigante cercou o quintal com um muro muito alto. Segue a narrativa:

"Depois dessa mudança o gigante ficou contente com a solução, mas depois percebeu que os passarinhos já não iam cantar em seu jardim e apenas o frio, com seus amigos neve, gelo e vento norte, habitaram a casa do gigante. A primavera parecia ter se esquecido daquele cantinho, pois não havia alegria nenhuma por lá, apenas tristeza."


Essa proposição se inicia com o estudo de cores quentes e cores frias. 

Material:
Lápis de cor;
Cartolinas ou papeis coloridos [nas cores; amarelo, laranja, vermelho, violeta, azul e verde] - recortados em quadrados grandes. (para os alunos de 1º ano)
Xerox desenhos [abaixo]

Texto de apoio:
As cores quentes, são associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho. São aquelas que nos transmitem a sensação de calor
As cores frias, são associadas à água, ao gelo, ao céu, e às arvores: violeta, azul e verde. São aquelas que nos transmitem a sensação de frio
As cores neutras, diferente das cores quentes e frias, não estão associadas às sensações de calor ou de frio, uma vez que possuem pouca reflexão da luz, por exemplo, os tons acinzentados, marrons e pastéis.


Mão na massa:
1. Alunos de 2º a 5º ano
a) Pergunte para os alunos se sabem qual a diferença das cores quentes e frias. Coloque as definições na lousa.
b) Separe uma folha do caderno de desenho em duas partes.
c) Peça para façam 'novamente' o desenho do jardim do gigante.
d) as regras são o seguinte: de um lado os alunos só poderão colorir com as cores quentes, e do outro lado, somente com as cores frias. [como na imagem a seguir]


2. Para alunos do 1º ano: 
a) Espalhe na mesa do professor todos os quadrados recortados.
b) Peça para que de dois em dois vão à mesa e recolham as cores. 
c) Com eles, fazer primeiramente cores quentes, depois as frias, em folhas diferentes. [como na imagem a seguir]


d) Cole os quadrados e escreva junto com eles os nomes das cores.
e) Entregue o desenho preto e branco [abaixo] e explique que as cores quentes transmite calor,  e desenhe o sorriso feliz, como se fosse o gigante. A mesma coisa nas cores frias, que transmite a sensação de frio e o gigante estava triste.