Introdução:
Acabe com a curiosidade dos alunos, termine a história contando o que realmente aconteceu para as crianças entrarem no jardim. Finalize então:
"As crianças entraram por uma pequena rachadura que havia no muro e o gigante nem se deu conta. O gigante então, com tanta felicidade que havia em seu jardim, decidiu derrubar todo o muro que havia construído, começou a brincar com as crianças e prometeu que nunca mais seria egoísta"
P.S.: Esse não é o final real da história de Oscar Wilde, é uma adaptação.
Nessa proposição, para finalizarmos, é proposto que os alunos escrevam uma carta para o Gigante, dando-lhe parabéns pela decisão de deixar as crianças brincarem em seu jardim.
Material:
Caderno de desenho,
Lápis de lição,
Lápis de cor.
Mão na massa:
a) Peça que os alunos separem uma folha em duas partes.
b) Na primeira será escrito a carta parabenizando o gigante e na segunda, um desenho que represente esse união entre as crianças e o gigante.
c) Após a atividade, ou durante, faça uma roda de conversa questionando sobre a mudança de atitude do gigante: por que será que ele mudou tanto assim? Por que os passarinhos voltaram para o jardim, ou por que sumiram quando as crianças foram embora?
d) Proponha que relembrem os momentos marcantes do processo de investigação: gostaram da história? Por quê?
e) Não há respostas certas. As questões são propostas para estimular os alunos a elaborarem soluções interativas. Reconheça e valorize as propostas dos alunos. Divirta-se com eles!