Proposição 4: Movimento, Espaço 1

Introdução:
Dentro do elemento de Movimento, mudamos agora para o Espaço. Dê uma pequena pincelada em o que os alunos entendem sobre o que é o espaço e como podemos usar isso dentro da dança. Importante frisar que podemos realizar dois tipos de movimentos no espaço: movimentos flexíveis e movimentos diretos.

Texto de apoio para os professores: 
Espaço não se trata só do individuo que se movimenta, mas deste individuo e seu movimento no seu ambiente.
Após  observado cuidadosamente cada objeto e cada pessoa a seu redor, começa a experiência com o fator espaço de forma:

Direta - onde ocorrem movimentos retos e não há torção dos membros e do tronco.
Flexível - onde ocorrem movimentos torcidos e há movimentos mais soltos dos membros.

A tarefa do fator espaço é a comunicação, é aprender a se relacionar com o outro, com o mundo à sua volta. A atitude relacionada ao espaço é a atenção.

Material de apoio aos professores: 

Mão na massa:
a) Essa atividade poderá tanto ser feita em duas folhas do caderno, quanto em uma mesma folha separada em duas partes. Lembrando que os alunos terão que preencher todo o espaço.
b) Nessa primeira aula os alunos terão que preencher a folha com linhas retas, simulando os movimentos diretos.
c) Não esqueça de preencher os espaços bem coloridos.