Proposição3: Movimento, Tempo 2

Introdução:
Relembre a atividade anterior e pergunte das brincadeiras listadas por cima. É necessário e importante falar das brincadeiras de roda para se começar.

Texto de apoio para o professor:
A tarefa do fator tempo é auxiliar na execução de movimentos desenvolvidos na dança.
Ao dominar o fator tempo, adquirimos a capacidade de decidir, antecipar ou retardar uma ação que tem uma finalidade. Percebem que suas ações provocam uma reação, tem uma consequência.
O treino e o domínio das qualidades do fator tempo auxiliam a uma maior mobilidade e tolerância em relação às frustrações; se a pessoa não tem algo agora, talvez seja possível obtê-los depois.

Brincadeira: Dança da cadeira

Material:
Espaço físico para a brincadeira;
Cadeiras;
Som e músicas infantis;
Prêmios para o ganhador (como era folclore, desenvolvi iô-iô com jornal, serragem e elástico).

Mão na massa:
a) Depois da introdução é hora de brincar. Explique aos alunos o porque de estar realizando a brincadeira (para a brincadeira da dança da cadeira é importante prestar atenção no tempo que a música para, assim, só depois desta ação, os alunos poderão sentar);
b) A brincadeira correrá todos os 50 minutos da aula e por fim só uma criança será a ganhadora.
c) Além de trabalhar o tempo da dança, os alunos também terão que lidar com o fato de perder ou ganhar.