Proposição 10: Corpo 1

Introdução: 
A partir dessa proposição, vamos conhecer um outro elemento da dança: o Corpo. Os alunos precisam conhecer seu próprio corpo, e isso será feito através da música Da abóbora faz melão, uma cantiga popular.

Brincadeira: Abóbora faz melão

Material:
Espaço físico;
Vídeo Cantiga Da abóbora faz melão;
Letra da música;
Caderno de desenho.

Vídeo:


Letra da música:

Da abóbora faz melão
Do melão faz melancia
Da abóbora faz melão
Do melão faz melancia.

Faz doce sinhá,
Faz doce sinhá,
Faz doce sinhá, Maria.

Quem quiser aprender dançar,
Vai na casa do Juquinha,
Quem quiser aprender dançar,
Vai na casa do Juquinha.

Ele pula, ele roda,
Ele faz requebradinha.
Ele pula, ele roda,
Ele faz requebradinha.


Mão na massa:
a) Para iniciar a proposição, escreva na lousa e peça uma cópia no caderno da música "Da abóbora faz melão".
b) Cante a música umas 3 vezes com os alunos para que decorem a letra, ou apenas para que não fiquem perdidos na brincadeira.
c) Apresente aos alunos o vídeo da brincadeira e dê instruções de como será feita a roda e a brincadeira em si.

d) Todos devem bater palmas, dançar da maneira que quiserem no trecho da música: "Da abóbora faz melão, do melão faz melancia";
e) Enquanto todos batem palmas, um aluno A caminha dentro da roda no ritmo da música e quando chegar na parte da música "Faz doce sinhá, faz doce sinhá, faz doce sinhá, Maria" para em frente a um amigo B e faz a ação corporal (gestual) de mexer a panela de doce;
f) Na parte da música onde diz: "Quem quiser aprender dançar, vai na casa do Juquinha", o aluno A forma dupla com o aluno B e vai para o centro da roda dançando juntos para um a frente do outro e faz ações corporais sugerindo o final da música: "Ele pula, ele roda, ele faz requebradinha."

g) Professor, é interessante introduzir outras ações corporais, sugerindo na música e que os alunos dancem: ele abre, ele fecha, ele cai, ele anda, ele para, ele salta, entre outros.

h) A música volta ao inicio e a brincadeira de roda recomeça tudo da mesma forma. A dupla de alunos se divide e cada um para frente de outro aluno, surgindo assim o aluno C e o aluno D e assim sucessivamente, até todos estarem em duplas dançando.