Proposição 6: Movimento, Peso 1

Introdução:
Nessa proposição o professor terá que mostrar ao aluno como o peso de seu corpo influencia no movimento. Para isso, explique que existem dois tipos de peso: o leve e o firme, e o entendimento será mais fácil.

Texto de apoio ao professor:
É possível observar como o bebê deixa cair objetos várias vezes, descobrindo a força da gravidade. Em seguida  ele experimenta em si mesmo, até ficar de pé sustentando seu próprio corpo. As qualidades do fator peso são:

Leve: movimentos leves são mais fáceis para cima, revelam suavidade.
Firme: movimentos firmes são mais fáceia para baixo, demonstram firmeza.

O peso informa sobre a sensação do movimento. Peso traz ao movimento um aspecto mais físico da personalidade.

Brincadeira: Vivo/Morto - Leve/Firme

Material:
Espaço Físico;
Disposição.

Mão na massa:
a) Comece a aula explicando e desenhando na lousa os dois tipos de peso e seus respectivos movimentos.


b) Após o registro no caderno é a hora da brincadeira. O bom da brincadeira é que a sala inteira pode participara todos juntos.
c)  Peça para que todos fiquem em pé ao lado de suas carteiras. Para ninguém se machucar ou ser prejudicado na brincadeira, ordene que deixem todo o material (mochilas, agasalhos ou outros objetos) debaixo das carteiras ou cadeiras.
d) Comece dizendo em voz alta qual movimento eles terão que realizar, alternando os pedidos. Leve: corpo e mãos para cima / Firme: corpo e mãos para baixo.
e) Os alunos que forem errando peça para que se sentem em suas respectivas carteiras, até que sobre apenas um aluno. Esse será o vencedor. P.S.: Para não ficar confeccionando prêmios ou até comprá-los, faça uma compensação: quem ganhar será o ajudante da próxima aula, ou esse aluno poderá sair 5 minutos mais cedo do que o normal se a aula for a última.