Introdução:
Essa proposição é separada em 2 partes. Com o mesmo intuito da atividade anterior, deixando seu corpo fluir com movimentos no espaço, é nesse momento que sentimos o movimento.
1ª PARTE
Brincadeira: o barco
Material:
Espaço físico;
Música de água/tempestade.
Mão na massa:
a) Em um bom espaço peça aos alunos que sentem no chão com as plantas dos pés unidas. Eles serão barcos no mar.
b) Não erga muito a música, pois você precisa narrar uma história para que eles sintam o "mar".
c) Com os gestos dos braços eles recriam a figura da vela. O balanço vai aumentando e o barco vira.
d) Eles entregam o peso para a lateral e permanecem deitados sentindo o peso do corpo.
e) O vento volta a soprar e o barco volta a sua posição inicial. É importante que nesse momento as crianças retornem ao centro desenrolando a coluna, sendo que a cabeça é a última parte do corpo que chega a verticalidade.
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2ª PARTE
Dobradura
Material:
Papeis coloridos (cortados quadrados);
Cola;
Lápis de cor.
Mão na massa:
a) Após a 1ª parte entregar para cada aluno um pedaço de papel dobradura.
b) Instrua passo a passo a montagem do barco
c) Já na sala de aula, peça aos alunos que colem o barco no caderno e transfiram tudo o que passaram como barco na folha.