Proposição 14: Conhecimento 1

Introdução: 
Nessa proposição, entraremos no último elemento da dança, o conhecimento. Introduza o assunto central da proposição: conhecer uma nova dança, criada e dançada há muito tempo no Brasil.

Dança: FREVO

Material:
Vídeo: Aula de Frevo, Olinda 100 Anos de Frevo sem Perder o Passo,
Caderno de desenho,
Lápis de cor.

Texto de apoio:

Informações sobre o Frevo:
É um ritmo musical que surgiu no Recife no final do século XIX, tem como origem a marcha, o maxixe e a capoeira. Seu ritmo acelerado é sua característica. Durante o carnaval aconteciam disputas entre os blocos de frevo, os capoeiristas assumiam a frente de seus blocos para confrontar os rivais e proteger seus estandartes, criando assim uma "batalha" dançada entre os blocos. A dança do Frevo nasceu da junção da capoeira com o ritmo musical, a sombrinha que é o adereço dessa dança é a estilização das armas utilizadas pelos capoeiristas nas batalhas entre os blocos. O Frevo tem 120 passos catalogados por pesquisadores dessa dança. Ele é dançado/ brincado tanto em blocos de carnaval como também como uma dança específica com seus passos e coreografias.
Fonte: CGEB

Frevo 
O carnaval é uma data comemorativa bastante popular e comemorada com muita festa em praticamente todo o território brasileiro.
Para esta festa, foram criados vários tipos de músicas e também de danças, sendo que seu estilo pode variar de região para região dentro de nosso imenso país.
Origem do frevo 
Em Pernambuco, entre os anos de 1910 e 1911, ocorreu o aparecimento de um ritmo carnavalesco bastante animado e que é famoso até hoje: o frevo.
A palavra frevo vem de ferver, uma vez que, o estilo de dança faz parecer que abaixo dos pés das pessoas exista uma superfície com água fervendo.
Características principais
Como vimos, o frevo é tocado, contudo, em alguns casos, ele também pode ser cantado.
Há ainda uma forma mais lenta de frevo, e esta, é chamada de frevo-canção.
Você sabia?
É comemorado em 14 de setembro o Dia do Frevo.
Fonte: Sua pesquisa

Vídeos:

  < Apenas os passos +/_ 4 min. 

  < Documentário +/_ 7 min.



Mão na massa:
a) Depois da introdução sobre o frevo e todas as informações sobre essa nova dança. Peça aos alunos que enfeite o restante da folha do caderno com tudo o que aprenderam.
b) Se sobrar tempo, ou desejar fazer antes de começar a proposição, apresente aos alunos o vídeo que mostra um pouco do frevo e os movimentos que os dançarinos fazem.
c) Essa proposição é mais um aprendizado dessa dança, para que as crianças aprendam e tenham conhecimento sobre esse estilo musical.