Como tudo começou...
Cultura é Currículo, Lugares de aprender
Tem como objetivo promover o acesso de professores e alunos da rede pública estadual paulista de ensino a museus, centros, institutos de arte e cultura e a parques, como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo, e foi concebido em acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo.
O Estado oferece uma diversidade de opções culturais, porém, grande parte dos alunos da escola pública não tem acesso a elas e, muitas vezes, até desconhecem sua existência. Por ser a cultura parte do patrimônio das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos reconheçam esses locais, como também que a eles tenham acesso. Assim fomos conhecer a Pinacoteca do Estado e depois o Museu da Língua Portuguesa.
A obra para o projeto
Muitas obras que estão no acervo da Pinacoteca são lindas e contém uma história individual. Percorrendo os corredores, uma obra chamou a atenção de todos os alunos. Uma fonte colorida, com quatro mulheres robustas deitadas dentro dela e a aguá da fonte saindo de seus seios, bem no meio da área de passagem. Foi assim, que pela curiosidade dos alunos e por ser uma obra de uma artista 'jovem' e pouco conhecida que surgiu a ideia do projeto.
Recolhi todos os arquivos dos alunos e professores que acompanharam a visita e também percebi que muitos objetos também continham as cores chamativas, os traços e as mulheres robustas iguais as da fonte.
Pesquisar e conhecer artistas novos;
Notar cores e formas nas peças artísticas;
Descobrir as intenções do arista;
Utilizar e experimentar materiais novos;
Releitura em menor escala da obra "Nanás" de Niki de Saint.