Introdução:
No começo do projeto, é necessário a apresentação do artista e obra aos alunos. Comecei perguntando quais obras chamaram mais atenção deles e qual achavam que íamos trabalhar. Não teve outra, acertaram em cheio, e assim começamos a discutir e conversar sobre a artista e a obra. Claro que antes, pesquisei tudinho.
Sobre a artista:
Niki de Saint Phalle foi pintora, escultora e cineasta. Sua vida transcorreu entre os Estados Unidos e a França. Em 1960, passa a viver com Jean Tinguely, iniciando uma longa e prolífica relação profissional. A partir desse período, participa dos eventos realizados pelos Novos Realistas, sob os auspícios de Pierre Restany. Em 1965, cria as primeiras Nanas, com as quais realiza uma exposição no Museu de Amsterdã, em 1967. Nesse mesmo ano, constrói sua primeira Nana Fountain, a partir de então, passa a trabalhar em projetos urbanos, entre os quais um parque de esculturas, o Jardin des Tarots. Em 1999, a Pinacoteca do Estado (São Paulo) dedica-lhe importante retrospectiva, ocasião em que são doadas obras para o acervo da instituição.
Sobre a obra:
Título da Obra: Fonte das Nanás, 1974Data de Aquisição da Pinacoteca: 1999
Técnicas e Dimensões: poliester pintado, 55 X 225
Procedência: Doação
As "Nanás" são esculturas gigantescas de formas voluptuosas e cores vivas. Niki começou a fazê-las inspirada na gravidez de sua amiga Clarice, esposa do artista norte-americano Larry Rivers, em 1965, é o que diz o site da fundação caritativa de arte Niki, que cuida do seu legado. As Nanas são uma tradução de Niki para “toda mulher”. A artista as classificava como ícones de uma sociedade matriarcal ideal.