7º ano
Matéria: Feudalismo
Disciplina: História
Técnica: Vitral
Material: Cartolina ou papel cartão preto, celofanes coloridos, durex, tesoura e estilete
Texto:
O
Feudalismo na Europa compreende o período da Idade
Média a partir da descentralização do Império
Romano tendo surgido entre os séculos IX e X na Europa
Ocidental. Instituições feudais penduraram na
Europa até o fim do Antigo Regime,
com o qual se identificou na França o feudalismo, uma expressão criada nos
séculos XVII XVIII pelos advogados franceses e ingleses e popularizada pelo
filosofoCharles-Louis de Secondat, barão de Montesquieu.1
Estilo gótico: Este
movimento cultural e artístico desenvolve-se durante a Idade Média,
no contexto do Renascimento do Século XII e prolonga-se até ao advento do Renascimento em Florença,
quando a inspiração
clássica quebra a
linguagem artística até então difundida.
Os primeiros passos
são dados a meados do século XII em França no campo da arquitetura (mais especificamente na construção decatedrais)
e, acabando por abranger outras disciplinas estéticas, estende-se pela Europa até ao início do século XVI,
já não apresentando então uma uniformidade geográfica.
O vitral (da língua francesa "vitrail") é um tipo de
vidraça composta por pedaços de vidro coloridos, que geralmente representa
cenas ou personagens. É um dos elementos arquitectónicos característicos do estilo gótico.
O vitral originou-se
no Oriente por volta do século X.
Tendo florescido na Europa durante a Idade Média,
os vitrais foram amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais,
uma vez que o efeito da luz do Sol que por eles penetravam, conferia uma
maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens
retratadas, em sua maioria cenas religiosas.
Adicionalmente,
serviam como recurso didáctico para a instrução do catolicismo a uma população inculta e analfabeta.
Vitral
De início a pintura surge como
elemento de auxílio à estruturação da catedral numa das expressões de maior
peso simbólico, o vitral. Este método, de
unir pedaços de vidro colorido através dechumbo,
foi o que melhor se adaptou à necessidade narrativa do interior da catedral
gótica. Desenvolvendo-se bruscamente com as inovações técnicas de distribuição
de peso das abóbadas, que permitiam a
criação de grandes lances de entrada de luz, esta evolução desafia os
mestres-vidreiros obrigando-os a um projecto metodicamente planeado,
distanciando-se progressivamente da influência românica e assumindo um estilo
pictórico próprio a partir de 1200 e com apogeu até 1250.
No entanto a formulação pictórica
vai permanecer associada à escultura no sentido em que as figuras são como estátuas projectadas numa superfície
plana. O vitral assume um forte carácter abstrato sem efeito tridimensional,
profundamente geométrico onde os únicos pormenores
permitidos são as delineações a negro dos olhos, cabelos e pregas das
roupas.
Exemplo:
Trabalhos dos alunos: