As Situações de Aprendizagem de artes foram desenvolvidas pela CGEB (Coordenadoria de Gestão da Educação Básica) junto ao Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Educação. As proposições aqui apresentadas no decorrer das aulas foram adaptações dessas Situações.
O que vamos trabalhar?
Os alunos serão convidados à desenvolver ações em dança com ênfase no conhecimento do próprio corpo: sua expressividade, percepção de peso, tamanhos, formas, estrutura músculo-esquelética que envolve as articulações e a noção do corpo como uma totalidade. Inicia-se assim a construção de um vocabulário e repertório de movimentos, como também investigar e criar movimentos explorando as possibilidades espaciais, interagindo com os colegas em propostas de improvisação, composição e apreciação estética.
Expectativas de aprendizagem:
- Vivenciar/explorar os diferentes tecidos corporais - pele, músculos, etc. - percebendo o CORPO como sistema vivo.
- Estudar do MOVIMENTO em seus diferentes aspectos expressivos estruturais - ações corporais tais como os fatores de peso, tempo, espaço e fluência em relação ao espaço.
- Relacionar as experimentações do CORPO em MOVIMENTO a outros elementos também pertencentes à linguagem da dança.
- Conhecer brincadeiras, jogos e danças coletivas de diferentes matrizes estéticas e culturais.
- Realizar registros das atividades corporais e de movimento como ação pertinente ao resgate e à criação da criança.
- Desenvolver gosto e curiosidade sobre a arte da dança, apropriando-se de informações sobre suas estéticas, seus artistas, suas ideias e produções, associando a própria experiência com a dança na escola.
Conteúdo:
- Corpo;
- Ações corporais;
- Espaço pessoal e espaço geral;
- Improvisação e composição em dança;
- Brincadeiras e danças de roda.